CuritibaFun
Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo

Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo

Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo

Dia 30 de maio Curitiba será palco de um dos maiores Corpus Christi do mundo. Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem no Centro Cívico na maior festa da Eucaristia, umas das principais datas do calendário católico mundial.

Além de toda a importância da celebração para os católicos, a data se tornou símbolo de unidade, fé e cultura. Cerca de 4 mil voluntários se reunirão desde as 8 horas para a confecção dos dois quilômetros de tapetes ao longo da Av. Candido de Abreu, ligando a Catedral Metropolitana de Curitiba até a Praça Nossa Senhora de Salette, onde fica o Palácio do Governo. São esperadas mais de 120 mil pessoas para a missa e procissão.

O tema deste ano é “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”. Escolhido depois de muita reflexão dos bispos e equipe de coordenação do evento, está alinhado com a Campanha da Fraternidade 2024 que pede fraternidade e amizade social. Também em consonância com a atual situação mundial, com guerras que promovem a desunião e a fome – de alimentos e espiritual. “Em um momento de tantos conflitos e guerras, sabemos que o mundo precisa de paz. E nós, como católicos, sabemos que o único caminho possível é através de Jesus Cristo. Por este motivo, desejamos nos unir em oração, ou seja, em unidade, pedindo paz ao mundo todo,” diz Padre Juarez Rangel coordenador geral de Corpus Christi.

Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo

Concurso Fotográfico

Sucesso no ano passado, o Concurso Fotográfico passa a fazer parte das atividades oficiais de Corpus Christi. Aberto à participação de todos os fiéis católicos, profissionais ou não, tem como objetivo documentar a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo (Corpus Christi) na Arquidiocese de Curitiba, para registrar a expressão pública de nossa fé em Jesus Eucarístico, bem como a criatividade das comunidades paroquiais com a fotografia. São 4 (quatro) categorias: Retratos, Elementos Religiosos, Vocação e Tapete.

Cada participante pode se inscrever em quantas categorias desejar, com até quatro fotos – uma para cada categoria. A premiação será realizada na abertura da exposição, no Shopping Mueller, dia 15 de agosto, após a seleção das 40 fotos finalistas pela banca examinadora. A data foi escolhida em alusão ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado dia 19 de agosto.

Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo
Tapetes – 2023. (Foto: Bruno Fabiano)

Campanha da Misericórdia

Novidade neste ano, a Campanha da Misericórdia pretende arrecadar 10 toneladas de alimentos. A coleta terá início em todas as paróquias da Arquidiocese de Curitiba e deve ocorrer no dia de Corpus Christi, 30 de maio. Com o apoio do Exército Brasileiro, caminhões ficarão disponíveis para receber doações nas praças Tiradentes, 19 de dezembro e na Praça Nossa Senhora de Salette, que fazem parte do trajeto a ser percorrido pela procissão.

Após a captação e contabilidade das doações recebidas, os alimentos serão destinados para projetos da FAS – Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba, da Comissão Sociotransformadora e Cáritas da Arquidiocese de Curitiba, além de projetos pontuais nas comunidades atendidas pelas paróquias. “O objetivo é que Corpus Christi seja alimento para corpo e espírito. Ninguém passará fome neste dia“, diz Padre Juarez.

Vale ressaltar que ações com população em situação de rua são realizadas durante todo o dia de Corpus Christi, com escuta solidária, doação de refeições e roupas. As ações acontecem em conjunto com todas as comunidades paroquiais, que também trazem lanches para serem partilhados.

Teatro

Atração emocionante dos últimos anos, as apresentações de teatro ao longo da Av. Candido de Abreu estão confirmadas. As cinco cenas planejadas para este ano serão baseadas em momentos em que a paz foi central na vida e missão de Jesus. As cenas incluirão o nascimento de Cristo como esperança de paz para os homens, a prisão de Jesus em um contexto de violência, o episódio da mulher adúltera como um apelo ao fim da violência, o banquete eucarístico como expressão da paz e o sermão da montanha, no qual Jesus declara “Bem-aventurados aqueles que buscam a paz.” (Mt 5,9).

Visitas

Nos dias que antecedem o Corpus Christi, o Santíssimo Sacramento percorrerá hospitais, instituições assistenciais, carceragem e asilo. Os locais são escolhidos com o intuito de levar Cristo Eucarístico a quem não pode participar da grande procissão no dia 30 de maio. Na manhã do dia 30, o bispo auxiliar Dom Reginei Modolo também percorrerá diversas instituições em carro aberto, levando a bênção com o Santíssimo.

O evento já faz parte do calendário oficial da cidade através da Lei 15.219, de 22 de maio de 2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, através da Lei 19.466, de 23 de abril de 2018. A realização é da Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Associação Evangelizar é Preciso. A ação também conta com o apoio de diversos órgãos municipais, estaduais e da iniciativa privada.

Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo

Ações evangelizadoras

Durante todo o dia estão previstas ações com o objetivo de proporcionar aos fiéis vivenciar a sua fé.

* Padres estarão disponíveis para atendimento às confissões durante toda a manhã

* FlashMob com 10 mil jovens às 10h

* Haverá tenda para adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 8h

* Diáconos, religiosos e seminaristas farão atendimento às pessoas em situação de rua, oferecendo alimento e um momento de escuta e aconselhamento

* Campanha da Misericórdia irá arrecadar 10 toneladas de alimentos

Corpus Christi em números

* 120 mil pessoas esperadas

* 9 mil pessoas devem comungar neste dia

* 2km da rua decorada com tapetes

* 1 mil ministros extraordinários da sagrada comunhão

* 4 mil voluntários

* Centenas de refeições partilhadas, montando um grande banquete a céu aberto.

Programação

• 08h – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo.

• 09h – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei Modolo.

• 14h00 – Momentos de louvor em frente à Catedral, na Praça Tiradentes com a presença da Irmã Ana Paula.

• 15h – Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti

• 16h15 – Início da Procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete 

• 17h40 – Chegada na Praça com Bênção do Santíssimo.

• 18h – Show com Padre Reginaldo Manzotti

Corpus Christi 2024 pede unidade e paz para o mundo

Next Post

Cozinhar é mais que um hobby é uma arte

qui maio 9 , 2024
Cozinhar não é apenas uma questão de necessidade fisiológica, cozinhar é uma arte, algo que apaixona as pessoas, um dos prazeres da vida que muitos lutam todos os dias para […]
Cozinhar é mais que um hobby é uma arte