A SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) foi convidada a celebrar os 100 anos da General Motors do Brasil. Dia 23 de janeiro, Clóvis Borges, diretor-executivo da instituição, marcou presença no evento, que ocorreu em São Paulo, e reuniu cerca de mil convidados, entre funcionários, concessionários, fornecedores, clientes, jornalistas, representantes de entidades e autoridades, que prestigiaram a festa. Estiveram presentes no encontro o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
A General Motors é uma das parceiras da SPVS e foi fundamental para o projeto de criação da Reserva Natural Guaricica – iniciativa que teve sua implantação a partir de 2000 e representa o maior investimento já feito pela GM na área da conservação no Brasil.
Em 1999, a multinacional realizou um aporte financeiro no valor de US$ 10 milhões para promover a criação, estruturação e manutenção da Reserva Natural Guaricica, que tem 8.677 hectares. O compromisso, inédito à época por seu escopo, tinha como objetivo realizar a restauração de áreas degradadas da Mata Atlântica, protegê-las, e contribuir com a diminuição dos níveis de gases poluentes na atmosfera. No início da parceria, o debate mundial sobre o tema começava a crescer, mas ainda pouco era discutido sobre a relação direta entre a conservação da biodiversidade e o combate às causas do aquecimento global.
A parceria da GM com a SPVS faz parte da agenda da empresa de contribuir com o apoio aos biomas brasileiros e se insere no comprometimento com as metas globais que envolvem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, da ONU.
A GM produziu quase 20 milhões de veículos no Brasil em um século. Em 2024 anunciou a primeira fase do novo ciclo de investimento no valor de R$ 7,7 bilhões para modernização de suas operações, renovação do portfólio de veículos e implementação de novos negócios. No evento de comemoração ao centenário, a empresa anunciou que lançará 10 novos veículos eletrificados nos próximos anos e que prepara novo investimento.
O evento proporcionou encontros do diretor da SPVS, Clóvis Borges, com Adriano Barros, diretor de relações governamentais da GM do Brasil, Fabio Rua, presidente da GM do Brasil, Beatriz Matarazzo, diretora de Comunicação Brasil, Santiago Chamorro – Presidente da GM para a América do Sul, e Angelo Rabelo – diretor do Instituto Homem Pantaneiro – IHP. Em novembro de 2024, a SPVS completou 40 anos de existência e atuação em prol do patrimônio natural brasileiro.
“Parabenizamos a história e trajetória da GM do Brasil e fazemos votos pela manutenção da parceria com a SPVS, que gera importantes benefícios à Grande Reserva Mata Atlântica, à conservação da biodiversidade e à vida das pessoas”, disse Clóvis Borges, diretor da SPVS.
por Claudia Guadagnin, Assessora de Imprensa da SPVS e da Grande Reserva Mata Atlântica.