A Comunidade do Redentor, localizada no coração de Curitiba, lançou recentemente o projeto “Música na Redentor”, uma iniciativa que visa promover a cultura musical e fortalecer os laços com a sociedade local e já possui mais duas atrações programadas par ao fim de ano. O projeto tem como objetivo trazer apresentações musicais de alta qualidade, proporcionando um espaço onde todos, independentemente de suas crenças, possam se sentir acolhidos e enriquecidos culturalmente.
“Nosso intuito é conectar e possibilitar um intercâmbio cultural com a cidade. Queremos que todos sintam-se acolhidos e enriquecidos culturalmente por meio da música”, revela com entusiasmo o Pastor Jackson Eberhardt. Este pensamento reflete a essência da Comunidade do Redentor, que busca ser um ponto de encontro para experiências culturais que oferecem à população a oportunidade de conhecer e apreciar a arte musical em diversas formas.
O projeto teve sua estreia marcada por um concerto da talentosa pianista Cherli Hort, que apresentou obras de Bach, Beethoven, Chopin e Sergei Rachmaninoff, além de composições contemporâneas. Mais recentemente, no dia dois de novembro, o Quarteto Bis encantou a audiência com uma seleção que mesclou música erudita contemporânea e medieval, além de temas populares, tudo isso de forma totalmente gratuita.
Carlos Eduardo da Costa, presidente da Comunidade, enfatiza o impacto positivo do projeto: “Estamos felizes em resgatar este canal com os artistas da cidade – que historicamente sempre existiu nesta Igreja – e em mostrar o quanto Curitiba pode se sentir acolhida aqui. A música é um dos braços fortes da Comunidade do Redentor, e continuamos a receber com alegria novos amigos que chegam por meio dela.”
A programação do projeto Música na Redentor segue com atrações imperdíveis. No dia 24 de novembro, às 15h30, o Ensemble Simul, Grupo de Flauta do Projeto Dorcas – que atua contribuindo com a formação de crianças e adolescentes das comunidades carentes da região metropolitana de Curitiba – se apresentará na Comunidade. Além disso, no dia 13 de dezembro, às 20h, será realizado o Concerto ‘Natal de Paz’ com a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que será composta nessa apresentação pelo Coro e Orquestra de Câmara formada por alunos, professores e músicos do curso de Música da UFPR com a regência de Márcio Steuernaguel e Samira Chemin. No programa estão Vivaldi, Gustav Holst, entre outras canções conhecidas de Natal, consolidando ainda mais a proposta de oferecer à comunidade experiências culturais de excelência.
A oportunidade é para desfrutar de uma noite repleta de boa música em um templo histórico de lindos vitrais e arquitetura neogótica.
Mais atrações
Outras celebrações relevantes ocorrem nas próximas semanas, com destaque para a Cantata de Natal da Comunidade do Redentor, programada para o dia 1º de dezembro, às 19h. Embora não faça parte do projeto Música na Redentor, a cantata é aberta a toda a comunidade e promete ser um evento especial com novos talentos artísticos. O evento é gratuito e aberto a toda a sociedade, reforçando o espírito de inclusão que a Comunidade do Redentor preza.
Uma história de Acolhimento e Formação
A Comunidade do Redentor, fundada em 1872 no centro de Curitiba, tem como missão ser uma igreja de ações que promovem acolhimento e formação, capacitando pessoas a fazerem diferença em suas realidades. Isso se reflete diretamente no Projeto Música na Redentor, que vem para estabelecer uma ponte entre a fé e a cultura, integrando a sociedade ao ambiente comunitário de forma harmoniosa e enriquecedora.
Serviço:
- Concerto: Ensemble Simul (Grupo de Flauta Projeto Dorcas)
- Data: 24 de Novembro (Domingo)
- Horário: 15h30
- Local: Comunidade do Redentor – Trajano Reis, 199
- Concerto de Natal da Filarmônica da UFPR com Coro e Orquestra de Câmara
- Data: 13 de Dezembro (Sexta)
- Horário: 20h
- Local: Comunidade do Redentor – Trajano Reis, 199
- Cantata Comunidade do Redentor
- Data: 1º de Dezembro (Domingo)
- Horário: 19h
- Local: Comunidade do Redentor – Trajano Reis, 199 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3223-4745 ou no Instagram da Comunidade Redentor: @comunidadedoredentor