CuritibaFun
Instituto Tibagi: jovens que buscam o primeiro emprego podem fazer cursos de graça em Curitiba | CuritibaFun

Instituto Tibagi: jovens que buscam o primeiro emprego podem fazer cursos de graça em Curitiba

Instituto Tibagi: jovens que buscam o primeiro emprego podem fazer cursos de graça em Curitiba
Cursos profissionalizantes ajudam jovens a conseguir o primeiro emprego. (Foto: Freepik)

Os jovens que buscam o primeiro emprego podem participar de cursos profissionalizantes em Curitiba. O Instituto Tibagi oferece capacitações gratuitas de pré-aprendizagem, aprendizagem em eletromecânica, administração, auxiliar de produção e operador de computador para adolescentes a partir de 14 anos de idade.

Os interessados podem entrar em contato pelo tel. (41) 99804-1122 ou e-mail atendimento@institutotibagi.org.br Os atendimentos são agendados. Os cursos acontecem durante a semana, das 8h às 18h, na Rua Santo Antônio, 365, Rebouças, Curitiba, e são ofertadas 55 vagas. Ao término, os participantes ainda são encaminhados às empresas que desejam contratar menores aprendizes.

Somente em 2024, o Instituto Tibagi ajudou 260 jovens a conseguir o primeiro emprego. A entidade sem fins lucrativos tem parcerias e conexões com indústrias, empresas dos mais variados setores e apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná, do Instituto Robert Bosch e da Rede Gerando Falcões.

Desafios no primeiro emprego

Entre as maiores dificuldades enfrentadas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e tem pouca idade estão a falta de experiência profissional, a dificuldade de comunicação e de relacionamento interpessoal, a urgência por resultados rápidos e a desmotivação se isso não acontecer.

Trabalhamos o comportamento desses jovens e explicamos como se relacionar com outras pessoas num ambiente corporativo, como se comportar ao receber um feedback negativo, a importância do trabalho em equipe e o comprometimento com o futuro emprego“, conta a gestora do Instituto Tibagi, Regina Célia Vogliotti.

Qual a importância do primeiro emprego?

Começar a trabalhar na juventude traz mais responsabilidade aos adolescentes e um aprendizado essencial. Por conta disso, o incentivo para entrar no mercado mais cedo e com Carteira de Trabalho assinada é fundamental. 

O primeiro emprego também ajuda a entender os interesses e aptidões pessoais, as dinâmicas corporativas, a cultura organizacional e as expectativas dos empregadores. 

Além do incremento da renda às famílias – na ordem de 35% a 40% – os jovens têm a liberdade de compra, a independência para realizar pequenos sonhos e o desafio de lidar com o dinheiro. Isso ajuda na educação financeira e na possibilidade de tomar decisões mais autônomas sobre a própria vida“, complementa Regina.

Mas para se destacar em meio à concorrência é preciso ser prestativo, comprometido e ter vontade de aprender. “As companhias valorizam mais a parte comportamental, a capacidade de resiliência e o espírito de equipe dos jovens, já que as empresas fornecem a parte técnica“, destaca gestora do Instituto Tibagi.

Exemplo de sucesso

Foi o que aconteceu com Tainá Barbosa Nogueira. A jovem de 17 anos conheceu o Instituto Tibagi em 2023 e participou de dois projetos de capacitação – Cidadão do Amanhã e Jovem Falcão Tibagi – ao longo do ano.

Os projetos ofereceram mentorias de carreira e inteligência emocional, além de ferramentas para a construção do projeto de vida. Pouco tempo depois, Tainá entrou como aprendiz na Semage Manutenção Industrial, permanece na companhia e foi convidada a participar de um curso de inglês gratuito, que vai até dezembro.

Proporcionamos uma boa educação e abrimos os caminhos para o primeiro emprego. Auxiliamos para que os jovens se tornem autônomos – cientes de seus direitos e deveres – sejam capazes de definir seus projetos de vida e de transformá-los em verdade“, explica a diretora administrativa do Instituto Tibagi, Maria José Resmer.

Instituto Tibagi

O Instituto Tibagi [www.institutotibagi.org.br] é uma Organização da Sociedade Civil que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A entidade sem fins lucrativos atua na capital paranaense desde 1995 e ajuda a inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, por meio de parcerias com dezenas de empresas dos mais variados ramos de atividades.

Com 30 anos de atividades, o Instituto Tibagi já ofertou capacitação para mais de 5 mil jovens de Curitiba e Região Metropolitana e ajudou a transformar para melhor suas vidas e de seus familiares.

O Instituto Tibagi tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões.

Compartilhe esta matéria:
Publicado em EducaçãoPalavras-chave capacitações gratuitas | cursos profissionalizantes | Emprego | Instituto Tibagi | Maria José Resmer | Organização da Sociedade Civil | primeiro emprego | Tainá Barbosa Nogueira

Next Post

Artista curitibano Tiago Win lança clipe inovador, criado totalmente com inteligência artificial

dom ago 3 , 2025
O cantor, compositor e multi-instrumentista Tiago Win mergulha no universo das paixões intensas com o lançamento de sua nova música autoral “Insônia”, disponível em todas as plataformas digitais. Em um pop envolvente com […]
Artista curitibano Tiago Win lança clipe inovador, criado totalmente com inteligência artificial