
(Imagem: Divulgação/Estúdio Bem Paraná)
Quem foi Nicola Pellanda? E Julia Wanderley? Na correria do dia a dia, os nomes das ruas acabam passando despercebidos. Mas a verdade é que cada um deles carrega lembranças e trajetórias quase sempre esquecidas. É por isso que o podcast História na Rua, uma produção do Estúdio Bem Paraná, convida os ouvintes a descobrir quem são as pessoas que inspiraram os nomes de algumas das vias de Curitiba.
A ideia do podcast surgiu de uma curiosidade pessoal da idealizadora do projeto, Luísa Mainardes. Foram meses de produção, desde a investigação histórica, entrevistas e finalização. “Sempre tive interesse em conhecer a história de Curitiba e entender como a cidade chegou até aqui. Depois que comecei a dirigir, passei a reparar mais nos nomes das ruas. E aí, pensei: por que não transformar isso em um podcast?“, conta.
Os episódios serão lançados semanalmente, toda quinta-feira, às 11h da manhã. Em cada um deles, o podcast percorre uma das regionais da cidade e traz à tona curiosidades, memórias e histórias que ajudam a compreender a construção da identidade curitibana.
Na primeira temporada, que estreia na próxima semana, serão cinco regionais: Matriz, Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão e Cajuru. Já a segunda temporada estreia no primeiro semestre de 2026 e percorre outras cinco regionais: CIC, Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.
O primeiro episódio estreia dia 30 de outubro, nesta quinta-feira. Mas a boa notícia é que o teaser do projeto já está no ar, clique aqui para ouvir.
Assista
História na Rua: um podcast curitibano
A primeira regional explorada é a Matriz, e quem abre o podcast é a Rua Julia Wanderley. Afinal, quem foi essa mulher, umas das poucas a nomear uma rua na capital paranaense? Para responder essa pergunta, Luísa Mainardes conversa com a pesquisadora Silvete Araújo.
Entre entrevistas, sons das ruas e descobertas sobre o passado, o podcast promete se tornar mais um registro da construção e da memória coletiva de Curitiba. A proposta também é alcançar quem nem sempre tem tempo para uma longa leitura.
“A gente tem uma crise de leitura. Mesmo jovens que dizem ler no tablet ou online, leem de forma muito aligeirada, sem se aprofundar. Então, um podcast pode ser uma forma de despertar curiosidade. Quando olhamos os nomes das ruas, poucos sabem quem foram essas pessoas. É importante lembrar que esses nomes guardam memórias e histórias reais“, explica Silvete, participante do projeto.
“Nossa expectativa é que todos os curitibanos, de nascimento ou de coração, possam ouvir e repassar essas histórias. Mesmo sendo o maior clichê do mundo, precisamos conhecer o passado para compreender o presente“, completa Luísa.
O primeiro episódio do podcast História na Rua estreia no dia 30 de outubro. Estará disponível em áudio no Spotify e vídeo pelo Youtube. A produção, roteiro e apresentação são de Luísa Mainardes, a edição é de Luiz Fernando Hanysz, o trabalho de assessoria de imprensa é de Lívia Berbel e a coordenação é de Josianne Ritz. O projeto tem apoio operacional da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço:
- Podcast História na Rua
- Estreia: 30 de outubro de 2025
- Disponível: Spotify (áudio) e YouTube (vídeo)
- Produção: Estúdio Bem ParanáMais informações em bemparana.com.br

