CuritibaFun
Festival da música católica VEM tem sete finalistas

Festival da música católica VEM tem sete finalistas

Festival da música católica VEM tem sete finalistas

Candidatos selecionados na etapa eliminatória sobem ao palco novamente na grande final, que terá, entre as atrações da noite de encerramento da edição 2023, show do Padre Reginaldo Manzotti.

Depois de uma repescagem inédita na semifinal, sete composições estão classificadas para a final da 3a edição do VEM – Voz, Evangelização e Música, maior festival da música católica contemporânea brasileira. A grande final está marcada para o próximo sábado (26), em Curitiba (PR), com as apresentações, acompanhadas por orquestra de câmara, dos candidatos e show do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso, organizadora do festival.

Os cantores e compositores escolhidos vão concorrer às categorias de Melhor Composição, Melhor Intérprete e o cantor mais querido, escolhido por Voto Popular. São eles:  Camila Fragoso, de Fraiburgo (SC), com a composição “Meu Lugar”; Fábio Scatambulo, de Maringá (PR), com “Creio em Ti”; John Lima, de Ponta Grossa (PR), com a pegada sertaneja de “Apaixonado por Jesus”; a dupla Mateus e Raíssa, de Jundiaí (SP), interpretando a composição “Diálogo”, do seminarista Carlos Henrique; Thy Lima, de Sorriso (MT), com a música “Estou Contigo”; Vanessa Gomes, de Bauru (SP), com “Vale a Pena Viver” e a sétima finalista, que foi selecionada por meio da repescagem dos jurados – decisão adotada pela primeira vez em uma edição do VEM -, Verônica Dias, de Engenheiro Caldas (MG). Ela vai interpretar na grande final do VEM 2023 a canção “Nova Criatura”.

Os finalistas passaram pela etapa classificatória, que selecionou 16 canções inéditas entre 508 músicas inscritas para o festival, um número recorde de inscrições. No palco do VEM, no auditório da Associação Evangelizar É Preciso, eles defenderam as composições em duas noites de auditório cheio, no último fim de semana. “O VEM já é um sucesso nacional e nos indica como a música voltada à evangelização gera bastante entusiasmo, especialmente para o público jovem, que participa ativamente da vida da Igreja nas suas comunidades e que renova a cena da música católica contemporânea brasileira”, comenta o diretor do VEM 2023, jornalista José de Melo.

A média de idade entre os 16 semifinalistas do festival é de 28 anos e, entre os sete finalistas, estão músicos de 18 a 36 anos. “No palco do festival, essa juventude apresentou seu talento para o Brasil, com uma vontade imensa de evangelizar pela música. Isso nos encheu de alegria, porque é um movimento que significa muito para o futuro da própria religião católica no Brasil”, avalia.

Além dos artistas, participam nos bastidores do VEM 2023, músicos instrumentistas, arranjadores, apresentadores, jurados, fonoaudiólogos, profissionais de técnica vocal, de apoio espiritual e psicológico, além de toda equipe de produção e transmissão da TV Evangelizar. 

Desde a seleção das sete composições que vão para a grande final do VEM 2023, no próximo sábado (26), a partir das 19h, está aberto o canal de votação popular no site do festival: www.vemfestival.com.br. O público já pode manifestar seu favoritismo, votando quantas vezes quiser no candidato ou na candidata da sua preferência. A votação popular será encerrada durante a grande final, ao vivo, e a organização do festival pretende divulgar  algumas parciais do total de votos computados ao longo da transmissão.

Os prêmios de Melhor Composição e Melhor Intérprete ficarão a critério dos jurados do festival: o Padre Diogo Albuquerque, da Diocese de Bragança Paulista (SP), que também é músico católico com carreira reconhecida e referência na Black Music; uma das maiores vozes da música católica contemporânea no Brasil, a cantora Adriana Arydes, finalista do Grammy Latino em 2019 e apresentadora da TV Evangelizar; e o cantor, compositor, palestrante e escritor Fred Pacheco, que assina também grandes sucessos na produção e na composição de músicas católicas para a indústria fonográfica nacional.

Festival da música católica VEM tem sete finalistas
Candidato mais novo da edição 2023 do VEM, o maringaense Fábio Scatambulo, de 18 anos, foi selecionado para a final, com a composição “Creio em Ti”. (Foto: Felipe Gusso/Divulgação)

Confira a relação dos selecionados para a final do VEM 2023:

1 – Camila Fragoso | 21 anos | Fraiburgo-SC

Composição: Meu Lugar

2 – Fábio Scatambulo | 18 anos | Maringá-PR

Composição: Creio em Ti

3 – John Lima | 33 anos | Ponta Grossa-PR

Composição: Apaixonado Por Jesus

4 – Mateus e Raissa | 20 anos | Jundiaí-SP

Intérprete da composição do Seminarista Carlos Henrique: Diálogo

5 – Thy Lima | 33 anos | Sorriso-MT

 Composição: Estou Contigo

6 – Vanessa Gomes | 36 anos | Bauru-SP

 Composição: Vale a Pena Viver

7 – Veronica Dias | 31 anos | Engenheiro Caldas-MG

 Composição: Nova Criatura

Festival da música católica VEM tem sete finalistas
O cantor e compositor de Ponta Grossa (PR), John Lima, durante a apresentação da composição “Apaixonado Por Jesus”, na semifinal do VEM 2023. (Foto: Felipe Gusso/Divulgação)

Next Post

Paciente canta e toca violão durante cirurgia para retirada de tumor cerebral em hospital SUS

ter ago 22 , 2023
Tradicional silêncio do centro cirúrgico ganhou música que ajudou a guiar procedimento com paciente acordado, garantindo uma recuperação sem sequelas. Acordes de violão transformaram o centro cirúrgico do Hospital Universitário […]
Paciente canta e toca violão durante cirurgia para retirada de tumor cerebral em hospital SUS