
As apresentações do “O mundo especial de Picolé”, pautadas em esquetes de palhaçaria e performances artísticas circenses, como malabares e acrobacias em monociclos, retornam nesta semana, a partir de 10/02, em Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
Interpretadas pelo artista Robert Willians Vargas Salgueiro, que representa o Palhaço Picolé, e por Geovana de Abreu Salgueiro, a bailarina, as apresentações são gratuitas e inclusivas.
O projeto Mundo Especial de Picolé – 3ª edição foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, recebendo o patrocínio da Paccar Financial e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, com produção executiva da ABC Projetos Culturais.
Entre os objetivos do projeto, está a apresentação do espetáculo em entidades que atendem pessoas com deficiência. “Mais de 60 entidades que atendem pessoas com deficiências no Paraná estão contempladas. Nossa trupe foi premiada pela Funarte pelas ações de acessibilidade, sendo a única no sul do Brasil a levar o espetáculo ao público PcD de forma completa”, pontua Robert.
O espetáculo
A arte circense apresenta o Picolé, um palhaço atrapalhado, que conta com o apoio da plateia para conseguir um emprego no circo. Ao mesmo tempo que aprende juntamente com seus amigos, ele também ensina truques de mágica aos espectadores, malabares e outras modalidades circenses.
De forma lúdica, a apresentação é pensada para que todos os tipos de público possam acompanhar. “Buscamos transformar o público em protagonista do começo ao fim. O espetáculo tem cenário, picadeiro, bailarina, palhaço… mas tem também uma linguagem simples, acessível a crianças e adultos com ou sem deficiências”, completa.
Ao propor a adaptação de conteúdo para o público com deficiência visual, os atores reforçam as descrições e sensações. Já para o público com deficiência auditiva, valoriza-se a mímica e a linguagem de sinais na apresentação.
Programação
- 10/02 – ADFPG (Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa)
- 12/02 – ONG Além da Mesa (atendimentos para autistas, pessoas com deficiência mental, auditiva, visual, síndrome de down, idosos, parkinson, etc.) – Ponta Grossa
- 13/02 – ONG Falando sobre o Autismo – Rua Maria Helena, nº 707, bairro Pedro Moro – São José dos Pinhais – 09 horas
- 13/02 – ONG Falando sobre o Autismo – Rua Maria Helena, nº 707, bairro Pedro Moro – São José dos Pinhais – 14 horas