CuritibaFun
Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos - CuritibaFun

Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos

Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos

Os núcleos ferrite supressores de ruídos RFI EMI Tipo Clamp têm vários tamanhos e é um supressor de ruídos que tem como função diminuir as interferências eletromagnéticas e de radiofrequência causadas por diversos equipamentos elétricos. É uma peça essencial para aqueles que buscam desenvolver um projeto que exige uma grande sensibilidade e precisão, garantindo que, ao final, o equipamento tenha coletado ou emitido sinais mais puros. Esse produto funciona como uma braçadeira no cabo, diminuindo a emissão de ruídos e sinais indesejados.

Porquê usar supressor de ruídos RFI EMI?

A quantidade crescente de equipamentos que usam semicondutores de potência na comutação da energia da rede e a sensibilidade cada vez maior dos equipamentos de consumo que empregam dispositivos de tecnologia CMOS ( Complementary metal-oxide-semiconductor / Semicondutor de óxido de metal complementar) faz com que a preocupação com os problemas causados pela EMI (Interferência Eletromagnética) assegurem um lugar de destaque em qualquer projeto.

O uso de ferrites na supressão de EMI é algo que interessa a todos os projetistas de equipamentos eletrônicos. Por isto, abordarmos os fundamentos desta técnica que, sem dúvida, deverá ser do agrado dos leitores e muito mais que isso, servir de orientação na sua atividade profissional.

Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos

Ferrites são materiais ferromagnéticos, que podem ser magnetizados para produzir densidades de fluxo magnético muito grandes. As aplicações iniciais deste material se restringiram a substituir os núcleos de ferro laminado ou de ferro doce em aplicações onde a frequência do sinal era superior a 100 kHz.

Os núcleos laminados e de ferro apresentavam correntes de turbilhão muito intensas com estes sinais, apresentando perdas e gerando calor numa quantidade não admitida pelos projetos. Atualmente, os núcleos de ferrite encontram aplicações em fontes chaveadas e em transformadores de pulsos, além de outras como, por exemplo, na supressão de EMI.

Para entendermos como ferrites podem ser usadas na supressão de transientes será interessante começarmos analisando algumas de suas propriedades fundamentais.

Do que são feitos e suas aplicações

Ferrites destinadas a aplicações na eliminação de interferências eletromagnéticas acima de 30 MHz são misturas de ferro, níquel e óxidos de zinco que se caracterizam por uma elevada resistividade, da ordem de 107 ohms, e uma permeabilidade inicial moderada, entre 100 e 1500.

Em frequências baixas, inferiores a 10 MHz, um anel de ferrite apresenta uma impedância indutiva de menos de 100 ohms. À medida que a frequência se eleva, a impedância aumenta, para mais de 600 ohms tipicamente, e se torna essencialmente resistiva acima de 100 MHz.

Supressão de EMI em cabos de transmissão

Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos
As esferas de ferrite são geralmente usadas para supressão de ruído EMI de alta frequência.

Os cabos de transmissão de sinais digitais em equipamentos industriais, computadores e equipamentos de testes e medidas funcionam como antenas transformando correntes e tensões de ruídos em EMI irradiada.

Cabos não blindados irradiam sinais quando correntes se propagam através deles no mesmo sentido e com a mesma fase. A introdução de um anel de ferrite “captura” parte deste sinal transformando-o em calor. O anel de ferrite funciona como uma alta impedância para os sinais em modo comum.

Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos
Duas maneiras diferentes para filtragem da EMI e RFI.

Uso em radioamadores

A impedância em série representada pela presença de um núcleo de ferrite pode ser consideravelmente aumentada se o condutor passar por ele dando duas ou mais voltas.

Os filtros supressores devem ser colocados os mais próximos quanto seja possível da fonte de EMI.

Na prática, resolve!

Para finalizar, ao utilizar o supressor de ruídos em seus cabos dos seus equipamentos de rádio e outros que estejam ao seu redor, você terá maior qualidade na transmissão. Muitas vezes o retorno de RF (Radio Frequência) ocorre com muita facilidade, as vezes por motivos de R.O.E. alta ou até pelo próprio rádio utilizado.

Existem técnicos e existem TÉCNICOS, o primeiro (em letras minúsculas) pode ser apenas o famoso “palitador” de rádios, que abre mexe em tudo, fecha e entrega ao cliente com muitos watts a mais de saída, mas com uma transmissão totalmente fora dos padrões, causando muitos espúrios e interferências.

E existem os TÉCNICOS (todo em caixa alta para exaltar suas qualidades), que alinham seu rádio de forma correta, sem acabar com a sua transmissão e nem a recepção de aparelhos próximos. Por isso, procure sempre levar seu rádio a um profissional com boa reputação.

Dicas de como usar núcleos de ferrite supressores de ruídos RFI EMI em seus equipamentos
É assim que funciona.

A questão de ter um rádio “espalhando RF” por todos os lados, influencia diretamente em um microfone amplificado, que muitas vezes sofre toda interferência pelo retorno dessa Radio Frequência. O radio operador não consegue utilizar sua “amplificação”, pois é obrigado a baixar o volume do áudio para atenuar o ruído e microfonia causados pelo equipamento.

Muitas vezes só a potência maior já estraga a transmissão. O ideal é utilizar esses filtros, mesmo em rádios alinhados, evitando até aquele famoso “chorado” na transmissão, que muitas pessoas atribuem à falta de alimentação, problemas com fonte de energia ou até a aparelhos que funcionam por perto, como forno microondas, lâmpadas de LED ou com reatores como as lâmpadas frias.

Ao longo desse texto seguem algumas imagens de como utilizar esses ferrites, que por cumprirem muito bem sua função, em certos casos são chamados até de milagrosos.

Até a próxima 73/51.

MKGI

Next Post

Bateria "cansada": entenda os sinais para realizar a manutenção na hora certa

sex mar 31 , 2023
Problemas frequentes são indicativos da necessidade de fazer a revisão da peça e evitar gastos inesperados. Todo mundo sabe que o cuidado e a preservação das peças de um automóvel  […]
Bateria "cansada": entenda os sinais para realizar a manutenção na hora certa