Recentemente, tenho visto vários posts usando “chokes de rf’s” caseiros e “baluns” (Balun é a junção das palavras inglesas “balanced” + “unbalanced”), em outras palavras, é possível “casar” as impedâncias para que não haja perda de sinal, por exemplo, ao transformar o sinal de um cabo coaxial para um em paralelo, ou, um cabo paralelo para um cabo coaxial. Eu tenho visto testes em várias bandas diferentes em torno de 100w. Como eles têm um bom funcionamento e são eficazes, decidi começar a postar sobre eles. Então comece a se acostumar com o termo “choke”, pois será utilizado para não ter de usar o termo completo “Choque de RF”. Nessa matéria, vamos passar pelo “choke” de 1:1 para 2m e 6m.
São necessários quatro condutores. Para este projeto, foram utilizados 18 fios awg classificados em 600v. Normalmente, eu uso 2 cores, uma cor clara e uma cor escura. 4 cores são usadas neste post, por isso é mais fácil ver cada lado do ‘choke’ 1:1.

O toróide utilizado, é um T130-0 (foto acima). Coloque o fio através do toróide e prenda-o com uma abraçadeira de nylon. Eu gosto de ter a cor escura à esquerda e a cor clara à direita.
Enrole os fios ao redor do toróide 6 vezes e prenda a extremidade com outra abraçadeira de nylon. Coloque o fio o mais apertado possível em torno do toróide. Mantenha o fio em envoltórios limpos e mantenha os dois fios um ao lado do outro.
Depois que o primeiro conjunto de fios estiver fixado, posicione o segundo conjunto de fios com a cor clara à esquerda e a cor escura à direita. Fixe com uma abraçadeira de nylon.
Enrole os fios ao redor do toróide 6 vezes. Prenda as extremidades com uma abraçadeira de nylon. Na hora de executar essa ação de enrolar, deve-se colocar os fios uniformemente para obtê-los separadamente, de forma que fique o mais limpo possível de se observar.

Torça as cores claras juntas e as cores escuras juntas. O “choke” agora está pronto para ser conectado.
Na foto acima está um “choke” de 1:1 com um SO-239 e um Balun 2:1 (será visto numa próxima matéria, não perca!).