
O Santuário Divina Misericórdia, no bairro Umbará, se prepara para viver um período intenso de fé e devoção a partir do dia 2 de abril, quando terá início a programação da Semana Santa, seguida pela 26ª Festa Nacional da Divina Misericórdia, que se estende até 12 de abril. A expectativa é de que milhares de fiéis, muitos vindos de diferentes partes do país, participem das celebrações que incluem momentos de oração, procissões, apresentações artísticas e, no grande final de semana, a aguardada abertura da praça de alimentação com o início festivo e a tradicional Caminhada Vocacional.
A programação tem início na Quinta-feira Santa (2 de abril) com a Missa de Lava-pés, Última Ceia e Transladação do Santíssimo Sacramento, às 20h, seguida de adoração. Na Sexta-feira Santa (3 de abril), às 14h, acontece a Via Sacra com saída da Capela São Carlos Borromeu em direção ao Santuário; às 15h, a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo; e às 19h30, a encenação do Teatro da Paixão (entrada: 1 kg de alimento). No Sábado Santo (4 de abril), destaque para a bênção dos alimentos às 15h e, às 20h, a Vigília Pascal, quando os fiéis são convidados a levar velas e recipientes para água benta. O Domingo de Páscoa (5 de abril) conta com missas ao longo do dia e, às 19h, missa com o terceiro dia da Novena à Divina Misericórdia.
De 6 a 9 de abril, a programação segue com a Hora da Misericórdia às 15h e missas diárias às 19h, dando continuidade à novena. O grande final de semana começa na sexta-feira (10 de abril), com a abertura da praça de alimentação às 18h, seguida de missa com o padre Clayton Munhoz (19h) e show com a cantora Gabrielly Cruz (21h). No sábado (11 de abril), a praça de alimentação reabre às 14h; a programação inclui a Tarde da Misericórdia com o padre Jairo Silva (15h30), o teatro “Tempo de Flores” da Comunidade Shalom (17h45), missa (19h) e show com a dupla Álvaro e Daniel (21h).
O domingo (12 de abril) reserva a Caminhada Vocacional, que sai às 6h da Paróquia São Jorge, no Portão, reunindo peregrinos de diferentes regiões. Ao longo do dia, estão programadas missas com destaque para a celebração das 10h, com Consagração das Famílias e bênção dos quadros de Jesus Misericordioso, além de tarde oracional, missa solene às 15h, show com as Irmãs do Beatbox (17h) e a missa de encerramento às 19h. A praça de alimentação funcionará durante todo o domingo, oferecendo estrutura de acolhida aos fiéis.
O Santuário Divina Misericórdia fica na Estrada do Ganchinho, 570, no Umbará. A participação nas celebrações é gratuita; para o Teatro da Paixão, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível. A programação completa pode ser acompanhada pelo perfil oficial @santuariomisericordia.
PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA E FESTA DA MISERICÓRDIA 2026
02 de abril – Quinta-feira Santa
- 20h: Missa de Lava–pés, Última Ceia e Transladação do Santíssimo Sacramento
- 21h30 – 0h: Adoração
03 de abril – Sexta-Feira Santa
- 7h – 12h: Adoração
- 14h: Via Sacra com saída da Capela São Carlos Borromeu em direção ao Santuário – com Bênção das Cruzes
- 15h: Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 19h: Primeiro dia da Novena à Divina Misericórdia
- 19h30: Encenação do Teatro da Paixão (ENTRADA 1KG DE ALIMENTO)
04 de abril – Sábado Santo
- 15h: Bênção dos alimentos
- 19h: Segundo dia da novena à Divina Misericórdia
- 20h: Celebração da Vigília Pascal (trazer velas e recipientes para colocar água benta)
05 de abril – Domingo de Páscoa
- 7h, 10h e 15h: Missa
- 8h30: Missa na Capela São Carlos Borromeu
- 19h: Missa e terceiro dia da Novena à Divina Misericórdia
06 de abril – Segunda-Feira
- 15h: Hora da Misericórdia
- 19h: Missa e quarto dia da Novena à Divina Misericórdia – Pe. Francisco Pio, SDM
07 de abril – Terça-Feira
- 15h: Hora da Misericórdia
- 19h: Missa, quinto dia da Novena à Divina Misericórdia e Grupo de oração – Pe. Rodrigo Natal
08 de abril – Quarta-Feira
- 15h: Missa na Hora da Misericórdia
- 19h: Missa e sexto dia da Novena à Divina Misericórdia – Pe. Anderson Pitz
09 de abril – Quinta-Feira
- 15h: Hora da Misericórdia
- 19h: Missa e sétimo dia da Novena à Divina Misericórdia – Pe. Elinton
10 de abril – Sexta-Feira
- 07h: Missa (Santuário)
- 15h: Missa na Hora da Misericórdia
- 16h: Tarde da Misericórdia – Adoração
- 18h: Abertura praça de alimentação
- 19h: Missa e oitavo dia da Novena à Divina Misericórdia em preparação para a Festa – Pe. Clayton Munhoz
- 21h00: Show com Gabrielly Cruz e Adoração com Pe. Clayton Munhoz
11 de abril – Sábado
- 14h: Abertura praça de alimentação
- 15h: Hora da Misericórdia
- 15h30: Tarde da Misericórdia – Pe. Jairo Silva
- 17h45: Teatro: TEMPO DE FLORES (Comunidade Shalom)
- 19h: Missa e último dia Novena à Divina Misericórdia
- 21h: Show com Alvaro e Daniel
12 de abril – Domingo
- 06h: Caminhada Vocacional – Saída Paróquia São Jorge
- 06h: Missa (Santuário)
- 08h: Missa (Santuário)
- 09h15: Acolhida dos Devotos
- 10h: Missa com Consagração das Famílias, entronização e Bênção dos quadros de Jesus Misericordioso
- 13h: Tarde Oracional com Pe. Cleberson Evangelista
- 15h: Missa com Bênção dos quadros de Jesus Misericordioso;
- 17h: Show com Ir. Marisa e Ir. Marizele – As Irmãs do Beatbox (COPIOSA REDENÇÃO)
- 19h00: Missa de encerramento da Festa da Misericórdia
Serviço:
- Semana Santa e 26ª Festa Nacional da Divina Misericórdia
- Período: de 2 a 12 de abril de 2026
- Santuário Divina Misericórdia – Estrada do Ganchinho, 570 – Umbará, Curitiba (PR)
- Abertura da praça de alimentação: 10 de abril, às 18h
- Caminhada Vocacional: 12 de abril, às 6h, saída da Paróquia São Jorge (Portão)
- Entrada gratuita | Informações: @santuariomisericordia

