CuritibaFun
Cirurgia pioneira para pacientes com miopia severa está disponível em Curitiba | CuritibaFun

Cirurgia pioneira para pacientes com miopia severa está disponível em Curitiba

Cirurgia pioneira para pacientes com miopia severa está disponível em Curitiba
Dr. Leon Grupenmacher, médico oftalmologista do Eco Medical Center, à frente da cirurgia com a Intralens, método inovador para quem tem alta miopia. (Foto: Arquivo pessoal / Dr. Leon Grupenmacher)

Curitiba passa a contar com uma nova tecnologia voltada ao tratamento da miopia elevada, especialmente indicada para pacientes com córnea fina, irregular ou com contraindicações às cirurgias refrativas a laser, como LASIK e PRK. A Intralens, lente intraocular fácica implantada entre o cristalino e a íris, é capaz de corrigir até 25 graus de miopia e já está disponível através da Eco Oftalmologia, localizada no Eco Medical Center, sob responsabilidade do oftalmologista Dr. Leon Grupenmacher.

A tecnologia foi apresentada no final de maio durante o BRASCRS 2025 (Congresso Brasileiro de Cirurgia Refrativa) e tem como diferencial o desenho inovador que reduz riscos associados às versões anteriores do procedimento.

A Intralens é uma solução segura, eficaz e reversível para pacientes com miopia alta que não podem realizar cirurgias a laser”, afirma Grupenmacher, que já realizou – com sucesso – o procedimento em Curitiba. “Ela devolve autonomia a quem vive refém de óculos espessos ou lentes desconfortáveis, com um procedimento minimamente invasivo e com rápida recuperação”.

Segundo o médico, embora a técnica Intralens já exista há alguns anos, a nova geração representa um avanço. “O novo modelo possui um microorifício central que evita o aumento da pressão intraocular, uma das principais complicações enfrentadas no passado”, explica. “Por isso, o procedimento retorna ao cenário da oftalmologia com mais segurança e tecnologia”.

Como é feito

O implante é realizado de forma ambulatorial, com anestesia local. A cirurgia é indolor, não exige pontos e permite retorno rápido às atividades do dia a dia. Um dos pontos fortes da técnica é sua reversibilidade: caso o paciente não se adapte, a lente pode ser removida com segurança.
A indicação é para pacientes a partir dos 20 anos, com grau estabilizado e exames oftalmológicos normais”, completa Grupenmacher. “Trata-se de uma alternativa muito importante, especialmente para aqueles que não tinham outras opções viáveis”.

Com a chegada da Intralens, o Eco Medical Center reafirma seu compromisso com a inovação em saúde ocular. A clínica está localizada na Rua Goiás, 70, no bairro Água Verde, em Curitiba.

Eco Medical Center – O centro de serviços de saúde, em Curitiba, oferece ao paciente uma estrutura completa para realizar consultas e exames laboratoriais e de imagem, com conforto e segurança, tudo no mesmo local. São mais de 400 especialistas capacitados e equipamentos de última geração para oferecer sempre o melhor atendimento, com credenciamento de diversos planos de saúde. Para saber mais, acesse nosso site.

Publicado em OftalmologiaPalavras-chave Dr. Leon Grupenmacher | Eco Medical Center | Eco Oftalmologia | Intralens | lente intraocular fácica

Next Post

Implante de chip cerebral marca nova era na interface mente-máquina

qua jun 18 , 2025
A realidade que até pouco tempo parecia restrita aos filmes de ficção científica começa a se concretizar. Em 2024, a empresa norte-americana Paradromics realizou com sucesso o primeiro implante humano de seu […]
Implante de chip cerebral marca nova era na interface mente-máquina