BEM ESTAR : CuritibaFun : O seu site de Entretenimento
http://www.manero.com.br/
Curitiba, 22/11/2017
NEUROLOGIA : Neuronavegação revoluciona cirurgias cerebrais
Enviado por Dantsman em 11/09/2017 23:20:50 (66 leituras)

Clique para ver a imagem original em uma nova janela
Espécie de GPS, técnica utilizada pelo Hospital INC é precursora no Brasil e mostra ao médico o caminho preciso para operar possibilitando procedimentos menos agressivos aos pacientes.



As neurocirurgias são conhecidas pelo alto nível de complexidade e o considerável grau de risco para o paciente. Mas, a cada dia, a medicina se mostra mais avançada e possibilita procedimentos mais precisos e menos agressivos.

De acordo com o Neurocirurgião do Hospital INC, Instituto de Neurologia de Curitiba, Dr. Gustavo Simiano Jung, a medicina de hoje caminha para procedimentos minimamente invasivos possibilitados pela tecnologia e empenho científico direcionados a essa questão. "Dentro desse cenário, o grande desafio para os neurocirurgiões é garantir que somente a lesão seja alcançada durante a cirurgia, preservando os tecidos cerebral e medular durante a ressecção de tumores ou outros fatores que acometem o sistema nervoso", explica o especialista.

Para contribuir nesse desafio e responsabilidade dos cirurgiões, o Hospital INC tem como parte rotineira das cirurgias neurológicas o uso da técnica da neuronavegação, um dispositivo que funciona de maneira similar a um GPS, mostrando por meio de imagens de ressonância e tomografias, o caminho mais seguro para o especialista chegar aos tumores cerebrais. "O benefício do neuronavegador começa mesmo antes da cirurgia, pois permite marcações extremamente precisas das lesões profundas e realização de acessos minimamente invasivos sem comprometer a efetividade cirúrgica. Além disso, maximizamos as chances de remover a lesão completa com manipulação mínima do tecido sadio", detalha o Neurocirurgião.

No Hospital INC o sistema de neuronavegação é utilizado desde 2007 e proporciona aos pacientes, além de cirurgias menos agressivas e extremamente precisas, um tempo reduzido de recuperação. Só em 2016 foram operados 273 casos de tumores no Hospital, sendo a maioria deles - 123 cirurgias - tumores da base do crânio. Segundo o chefe do Serviço de Neurocirurgia e Coordenador do Setor de Cirurgia da Base do Crânio do Hospital INC, Dr. Ricardo Ramina, essa região é de difícil acesso e exige muita experiência do neurocirurgião, que é auxiliado com o uso de microscópios e da neuronavegação. "O INC é referência no ensino do uso da neuronavegação entre a comunidade neurocirúrgica brasileira. Constantemente recebemos colegas neurocirurgiões de outras instituições do Brasil e do exterior que desejam aprender os benefícios e a utilização da tecnologia, e assim disseminamos o conhecimento adquirido ao longo de anos e que permitem a evolução da neurocirurgia para realização de cirurgias mais seguras em benefício aos pacientes", finaliza.

Serviço:
Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba
Rua: Rua Jeremias Maciel Perretto, 300 - Campo Comprido - Ecoville Curitiba.
Telefone: (41) 3028-8545

Inaugurado em 2003, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) é uma instituição hospitalar que preza pela qualidade e pelo tratamento diferenciado no atendimento aos seus pacientes. Com o intuito de oferecer um atendimento de alta complexidade de excelência, o INC está continuamente em busca de novas tecnologias e conhecimento, investindo na modernização de sua estrutura física e atualização constante de sua equipe. Pacientes de vários estados brasileiros, além de países vizinhos como Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai, vem à Curitiba em busca do excelente atendimento em Neurocirurgia e Neurologia oferecido pelos profissionais do INC. http://www.inc-neuro.com.br/

Printer Friendly Page Send this Story to a Friend
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Enviado por Tópico
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Online agora:
4 visitantes online (1 na seção: BEM ESTAR)

Usuários: 0
Visitantes: 4

mais...