Passeios guiados revelam história e cultura de Curitiba - Geral - CONTEÚDO : CuritibaFun : O seu site de Entretenimento
Curitiba, 13/12/2017

Passeios guiados revelam história e cultura de Curitiba

Enviado por Dante Luiz Alberti em 20/02/2017 10:56:33 (166 leituras) Geral
Clique para ver a imagem original em uma nova janela
Os patrimônios históricos revelam partes da vida da cidade, como marcos de um passado que se faz presente.

Para explorar essa história, o Solar do Rosário organiza o primeiro encontro do "Passeios com História", que faz uma visita guiada pelo Teatro Guaíra. A professora Letícia Geraldi Ghesti coordena o evento, que acontece no dia 14 de março (terça-feira), às 15h. A visita tem 30 vagas, gratuito para os alunos do curso "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba" e aberto a não-alunos pelo valor de R$ 40. É necessária inscrição na Secretaria do Solar.

"O objetivo é valorizar o patrimônio histórico e perceber como as pessoas se ligam a isto", comenta Letícia. "Curitiba tem um grande material histórico que poucos conhecem, muitos prédios tombados contam com visitação e nem todos sabem disso". Mestranda em Direitos Humanos na PUC-PR, a professora busca discutir o patrimônio histórico. A primeira aula do seu curso no Solar, que acontece no dia 9 de março, é aberto ao público e discute o "Direito à Memória", trazendo dois arquitetos convidados que falam sobre tombamento e preservação.

Clique para ver a imagem original em uma nova janelaO curso surgiu da percepção de Letícia sobre esta falta de contato do curitibano com sua história. Ministra cursos no Solar do Rosário como "Paris e Seus Encantos", "A Descoberta da Civilização Francesa" e "Francês Através da Música". "As pessoas me perguntavam sobre a história da cidade, assim como tinham interesse nas raízes da França e Paris", comenta Letícia. Com encontros semanais, "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba" acontece toda quinta das 17h às 18h30, o curso busca discutir as variadas construções curitibanas que marcaram a história da cidade, com edifícios que ultrapassam uma centena de anos. Do Paço da Liberdade, passando pelo Colégio Estadual e a Igreja da Ordem até a Praça Santos Andrade e a Casa Andrade Muricy, o curso valoriza o patrimônio local. O Passeio com História visa ampliar esta discussão histórica enquanto se conhece locais às vezes pouco visitados pelos curitibanos.

O Passeio com História
O primeiro Passeio com História inicia às 15h no Solar do Rosário, o conhecido casarão centenário no Centro Histórico da cidade. Inaugurado em 1992 como iniciativa privada focada no desenvolvimento artístico, o espaço abriga uma série de atividades artísticas em suas paredes de referências na arquitetura eclética característica do fim do século XIX. Os participantes seguem a pé até o Teatro Guaíra, próximo ao Solar, em um caminho que valoriza a vista de outros prédios históricos da região. O Teatro Guaíra tem uma história que remonta desde o século XIX, quando se localizava no espaço hoje ocupado pela Biblioteca Pública do Paraná. Reinaugurado nos anos 1950, apogeu econômico do Paraná e época de grande evolução cultural. Assinado pelo engenheiro Rubens Meister, precursor da arquitetura moderna no estado, conta com três auditórios que reúnem grandes apresentações tanto de artistas e grupos artísticos locais quanto nacionais e internacionais.


Passeios Com História do Solar do Rosário
Data: 14 de março, terça-feira
Horário: encontro às 15h no Solar do Rosário, saída a pé para o Teatro Guaíra
Investimento: gratuito para alunos do curso "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba", R$40 para não-alunos - é necessária inscrição na secretaria do Solar.
Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico - Curitiba
Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosário.com.br
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Enviado por Tópico
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Online agora:
2 visitantes online (2 na seção: CONTEÚDO)

Usuários: 0
Visitantes: 2

mais...